segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA POSIÇÃO CORPORAL E ALONGAMENTO PÓS TREINO

Relato de um drama vivido por mim há três meses.
Parte I


"Se eu  pudesse voltar ao passado pra corrigir  o que fiz errado , seria ótimo"...virou um mantra pra mim falar todos os dias essa frase!!!

Enfim...sei que fui inconsequente em não prestar atenção na posição do meu corpo ou seja, não alinhei os meus pés, não prestei atenção na coluna e pronto... machuquei o nervo ciático, aqueles feixes de nervos que ficam abaixo das nádegas,  executei uma série de 120 repetições sendo 60 cada lado trabalhando glúteos no afundo para modela-los ...dia seguinte não deu outra, muitas dores,uma inflamação fora do comum, nunca tinha sentido tanta dor e desconforto, me encontro hoje fazendo fisioterapia...meu médico ministra a patologia como inflamação no ciático, as dores não cessam,vamos partir para outro tipo de diagnóstico( uma ressonância magnética) e queira Deus que não seja uma hérnia de disco.
Estou confiante que tudo terá um desfecho muito bom e tão logo voltarei a malhar, nos tempos de hoje tudo está avançado... tem jeito pra tudo na vida.
Primeiro passo a seguir para uma malhação correta começa com o vestuário, o malhador tem que se adequar a roupas leves, que de mobilidade corporal para uma locomoção bem confortável e satisfatória nos treinos. Um bom par de tênis, aliás eu já  machuquei muito meus pés por usar tipos errados e de má qualidade, é fato mesmo de verdade...existe uma gama de pares de tênis no mercado para cada exercício, sei que são caros o custo beneficio não é acessível mas vale a pena investir em qualidade de vida pra evitar danos graves, fiz o investimento e valeu muito.
Depois da vestimenta correta vamos ao segundo passo que é os sagrado 10,15,20,30 minutos de alongamento....faça a escolha do tempo o importante é alongar sempre sob a orientação de um educador físico.
Próximo passo eu convido-o a prestar atenção na posição correta ao iniciar cada treino,  foi aí onde errei e estou alertando-o aqui para todos os interessado em qualidade de vida, fiquem atentos no:
-ALINHAMENTO DOS PÉS.
- POSTURA DA COLUNA.
- ATENÇÃO NA SINCRONIA DOS MOVIMENTOS.
-NA RESPIRAÇÃO ( INSPIRAÇÃO E EXPIRAÇÃO)
- CONTROLE DO DIAFRAGMA.

O resultado da minha ressonância magnética saiu dia 27/09/2013.
DISCOPATIA DEGENERATIVA L4 E L5 com abaulamento discal simétrico com pequeno componente protuso posterior e central que toca o saco dural anteriormente, sem relação neural, traduzindo: Desgaste das vértebras L4 e L5 por excesso de muita malhação, a postura incorreta foi uma espécie de aviso daqui pra frente meus exercícios serão ponderados, sei que pequei pelo o excesso, e mais uma vez digo a natureza é sábia.

Parte II

Segundo pesquisas recentes, boa parte da população não pratica exercícios e tem uma vida sedentária. Outra recente pesquisa apurou que 48% dos brasileiros estão acima do peso. Não precisa ser nenhum gênio para saber que essa combinação é fatal para o bem-estar e a qualidade de vida de qualquer pessoa.
Praticar atividades físicas não nos deixa somente com um corpo bonito, também trás inúmeros benefícios para nossa saúde e nossa mente, e não são só os exercícios, mas os alongamentos também nos trazem inúmeros benefícios.
Alongar não tem contra indicações, se feitos da maneira correta, devem ser praticados por pessoas de todas as idades. O mesmo que é indicado antes e depois das atividades físicas pode ser feito todos os dias mesmo sem a prática de nenhum tipo de atividade.
É indicado que se faça o mesmo logo pela manhã, pois isso permite que você tenha mais disposição durante dia todo, aumente a autoestima e tenha um dia produtivo, para pessoas que trabalhem com movimentos repetitivos, como digitar, costurar entre outros, procure fazer pelo menos uma média de 2 á 3 alongamentos diários evitando assim futuros problemas.
Para as mulheres, alongar ajuda, inclusive, a aliviar as dores de cólicas menstruais.

Veja abaixo os benefícios e algumas dicas e saiba por que apenas 15 minutos por dia podem mudar sua qualidade de vida.
1-    Alongar melhora e prolonga sua flexibilidade, seu movimento nas articulações e evita lesões nesses locais.
2-    Os músculos alongados melhoram seu desempenho diário. Tarefas como carregar pesos, abaixar, correr podem se tornar mais fáceis e menos cansativas.
3-    Por aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos, melhora a circulação.
4-    Melhora a postura. Se feitos com frequência, ajudam a evitar que músculos endureçam, mantendo, assim, a postura correta.
5-    Alivia o Stress, pois relaxam os músculos duros e tensos. Alivia dores e tensões.
6-    Melhora a coordenação motora, promove o melhor equilíbrio e a mobilidade.
Veja a seguir as dicas para um alongamento eficiente
1-     Alongar-se enquanto os músculos estão frios aumenta o risco de lesão. O ideal é fazer um pequeno aquecimento, para que os músculos se tornem mais receptivos.
2-     Faça cada alongamento por pelo menos 30 segundos, os tecidos precisam de tempo para se alongar com segurança. Nos músculos mais tensos, procure manter por pelo menos 60 segundos.
3-     Não exagere. Respeite seus limites. Forçar o músculo pode trazer dores, rigidez e tensão.
4-     Caso sinta dores, recue um pouco, não é saudável.
5-     Relaxe e respire normalmente, não é necessário prender a respiração durante a atividade.
6-     Alongue igualmente os dois lados do corpo. Faça de leve antes e mais forte após a realização dos exercícios.
7-     Além de alongar os principais músculos do corpo, faça também naqueles que você mais repete a utilização durante o trabalho, ajuda a evitar Lesões por Esforço Repetitivo.
8-     Se só tem tempo para alongar uma vez durante o treino, melhor que seja feito depois, quando os músculos estão mais aquecidos e receptivos.
9-     Se pratica atividades regularmente, pode-se alongar até 3 vezes por semana, se é sedentário, é bom que faça a atividade todos os dias, ou até 2 vezes por dia.
10-  Não alongue se tiver lesionado, a menos que seja por orientação médica ou de algum profissional de fisioterapia.
Veja alguns exemplos de alongamento na imagem:Dicas de alongamento




Parte III





Fiz dez sessões de fisioterapia com dois tipos de aparelhos


 

 A fisioterapeuta massageia entorno da área afetada durante uns cinco minutos para desinflamar
  Esse aqui é chamado de TENS...é um tipo de transdutor de ultrassom ele provoca uns choquinhos parecendo um formigamento que leva mensagem para o cérebro de alivio da dor





 Essas são as fisioterapeutas que cuidaram de mim.



 

Existem vários métodos de tratamento para nervo ciático e hérnia de disco, o importante é procurar sempre um profissional de saúde assim que sentir os sintomas de que algo está errado,nunca se auto medicar.



Lembrando que cada caso é um caso com avaliações diferenciadas e tratamento de acordo com o diagnóstico de cada paciente, o que foi bom pra um pode não ser bom pra outro, mas há vários meios paliativos de combate a enfermidade, quem vai decidir o procedimento é o medico depois das avaliações.
 
Pesquisa realizada por Audenora Gomes
Fotos de:Audenora Gomes
Pesquisa parte I  e III autoria: Audenora Gomes 
Pesquisa parte II : Wikipedia(google).




Nenhum comentário: