quinta-feira, 21 de maio de 2009

PEIXE II:ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

TAMBAQUI
COLOSSAMA MACROPOMUM ESSE É O NOME DO TAMBAQUI
A pesca do tambaqui fica proibida a partir de domingo, 1º de outubro, como medida para preservar a espécie. É o período do defeso que se caracteriza pelo período de reprodução que, no caso desse peixe, se estende até março do próximo ano. É o defeso 2006/2007. que vai durar seis meses, ao invés de quatro como as outras espéciesO superintendente do Ibama no Amazonas, Henrique Pereira, explica que nos últimos três anos a medida foi adotada por determinação de estudos que indicavam a urgente recuperação dos estoques desta espécie.Segundo Pereira, mais de 80% do peixe desembarcado em Manaus está abaixo de 55 centímetros, que é o tamanho mínimo permitido para comercialização. “A ampliação do defeso visa recuperar o estoque desta importante espécie de peixe comercial, que vem apresentando sinais de sobrepesca (exploração excessiva) mesmo após sucessivos períodos de defeso de quatro meses”, explica o gerente. Mais conscientizaçãoDe acordo com o chefe do Núcleo de Recursos Pesqueiros do Ibama, Júlio Siqueira um dos principais obstáculos à recuperação do tambaqui é a grande demanda da própria população, que se importa com o tamanho mínimo obrigatório ou com o período do defeso, estimulando assim os pescadores ilegais. “É importante que a população se conscientize”, disse. A legislação estabelece algumas exceções ao defeso para produtos oriundos da piscicultura, de projetos de manejo e da pesca científica, tudo devidamente autorizado pelo Ibama. Os frigoríficos e restaurantes que tenham estoque do peixe, antes do defeso entrar em vigor, também podem comercializá-lo, desde que declarem o estoque ao Ibama até o dia 3 de outubro e obtenham autorização para venda.A partir de 15 de novembro, outras seis espécies também entram no defeso: mapará, pirapitinga, curimatã, pacu, sardinha e aruanã, cuja pesca também ficará proibida até 15 de março de 2007. O pirarucu tem a pesca proibida durante o ano todo, só podendo ser comercializado os peixes de projetos de manejo.


Fonte: IBAMA

Este estudo apresenta a avaliação da qualidade de tambaqui (Colossoma macropomum) conservado em gelo. Foi determinado o tempo de vida útil por meio de avaliações sensoriais e análises de pH e bases voláteis totais (N-BVT) no músculo. A avaliação sensorial mostrou que os exemplares permaneceram com qualidade especial (Classe A) durante o período de 22 dias e com boa qualidade (Classe B) até 40 dias. A prova de degustação do peixe cozido mostrou que os exemplares permaneceram com qualidade especial (Classe A) durante o período de 31 dias, mantendo-se na Classe B por até 40 dias. O pH e o N-BVT do músculo aumentaram regularmente com o tempo de estocagem, mostrando-se como índices adequados para determinar a qualidade do pescado. O extenso período em condições de consumo, 43 dias, permite que a espécie seja comercializada, entre camadas de gelo, no mercado nacional e internacional.
Conservação em gelo, Colossoma macropomum tambaqui é um peixe de água doce.

COMO PREPARAR SEU TAMBAQUI?

Existem várias maneiras, assado, ao molho, frito, grelhado...
mas para ser degustado de uma forma mais saudável prefira o grelhado ou assado OK?

  • 1 TAMBAQUI INTEIRO E TRATADO;
  • SAL;
  • PIMENTÕES:VERMELHO, VERDE E AMARELO COTADOS EM RODELAS;
  • 2 CEBOLAS CORTADAS EM RODELAS;
  • 4 TOMATES BEM VERMELHINHO;
  • 1 COLHER DE AZEITE.

COLOQUE SAL, ENVOLVA TODO O PEIXE E DEIXE DE UM DIA PRO OUTRO.QUANDO FOR ASSSAR ABRA NA LATERAL E COLOQUE TODOS AS VERDURAS, ENCHA BEM, SE FOR O CASO COSTURE, COLOQUE UM FIO DE AZEITE NO TABULEIRO...COLOQUE -O E CUBRA COM PAPEL ALUMINIO.PASSADO 40 MINUTOS TIRE E REGUE COM A COLHER DE SOPA DE AZEITE...VOLTE PRO FORNO E DEIXE ATÉ DOURAR.

GUARNIÇÃO:

SALADA DE: TOMATE COM ALFACE;

ARROZ INTEGRAL OU SIMPLES;

BEBIDA:VINHO BRANCO SUAVE.

AMANHÂ COM CERTEZA ESSE TAMBAQUI SERÁ MEU PRATO .

POR: AUDENORA MARIA


Nenhum comentário: