terça-feira, 1 de julho de 2008

OBESIDADE

O QUE É OBESIDADE?

É uma doença causada pelo excesso de gordura corporal , que com seu aumento tráz problemas sérios que comprometem a saúde.
A obesidade resulta em muitos fatores, tais como:
-Genética.
-Distúrbios hormônais.
-Mudanças sociais.
-Fatores emocionais.
Estudos ciêntificos vem demonstrando que os fatores socio-ambiental interferem na alteração da obesidade.

QUAIS OS SINTOMAS?

A gordura vem com o passar do tempo, e quando atinge um certo grau ,associa-se a sérios problemas de saúde fisica e emocional.Primeiramente interfere no emocional da pessoa perdendo a estética apresentaNDO limitações em seu convivio familiar e social.

O QUADRO DE UMA PESSOA OBESA:

-Limitações de movimentos.
-Facilidade de contaminação.
-Dobraduras excessivas no corpo.
-Dificuldade para sentar.
-Sobrecarregamento da coluna.
-Degeneração das articulações: coluna,quadril,joelhos e tornozelos, são as artroses aparecendo.
-Aparecimento das varicosas; as varizes.

A obesidade apresenta vários fatores de risco para o idividuo como algumas doenças e distúrbios.
DISTÚRBIOS: são moviemntos estranhos que interferem em nosso organismo mexendo em nosso processo emocional e fisico que precisam ser cuidadosamente tratados para a nossa boa convivência social em todos os sentidos.

AS DOENÇAS:
-Hipertensão arterial.
-Doenças cardiovasculares.
-Doenças cérebro-vasculares.
-Diabetes MELLITUS II.
-Câncer.
-Osteoartrite.
-Coledocolitiase.
-DENTRE OUTROS QUE SUPONHO DEVE VARIAR DE PESSOA PARA PESSOA.

OS DISTÚRBIOS:

-Distúrbos lipidicos.
-Hipercolesterol.
-Diminuição do HDL(colesterol bom).
-AUMENTO DA INSULINA.
-Intolerância a glicose.
-Distúrbios menstruaise infertilidade..
-Apnéia do sono.
Os pacientes obesos apresentam uma série de doenças e distúrbios que diminuem sua expectativa de vida, principalmente quando vira uma obesidade mórbida, por isso deve o proprio paciente querer fazer o tratamento.

COMO DIAGNÓSTICAR?

A forma mais conhecida e o I.M.C recomendado pela OMC-organização mundial de saúde, que é dividido pelo peso+alturaem metros elevada ao quadrado.
A obesidade apresenta características córporea variando de pessoa para pessoa.

1- O besidade difusa ou generalizada: É aquela que vai pro corpo todo de forma iniforme.

2-Obesidade androíde ou troncular: É aquela que apresenta em forma de maça, a gordura tem maior volume e disposição na parte superior, trazendo alto risco de doenças metabólicas e cardiovasculares.

3-Obesidade ginecoíde: a disposição da gordura é na parte inferior ,formato de pera, está o risco maior de artrose e varizes.

QUAIS AS CAUSAS DA OBESIDADE?
-Distúrbio nutricional: comidas gordurosas demais. as lancheiras que não são bem preparadas, má alimentação( comer fora de hora desordenadamente...)
-Sedentarismo.
-Incapacidade obrigatória: pessoas que tem problemas comprometedor nato na saúde..
-Idade avançada demais que dixam alguns velhos omobilizados.
-Dentre outros ...

OBESIDADE POR ALTERAÇÕES ENDÓCRINAS.
-Sindrome hipotalâmicas.
-Hipotireodismo.
-Ovários policisticos.
-Problemas glândulares.
-Déficit do hormônio do crescimento.
-Aumento da insulina e tumores pancreaticos produtores de insulina.

AS OBESIDADES SECUNDÁRIAS.
-Sedentarismo: pessoa que não se exercita nunca.
-Drogas: todos os tipos inclusive os antidepressivos e os emagrecedores.
-Cirurgia hipotalâmica.

OBESIDADE DE CAUSA GENÉTICA.
-Autossômica recessiva liagada ao cromossoma x.
-Cromossômicas de PRADDER-WILL
-Sindrome de LAWRENCE-MON-BIENDL.

Ao começar um tratamento, o paciente deve estar cienteque vai encarar uma bateria de exames e o médico fará um levantamento de dados para posterior avaliação do seu tratamento e descobrir as diversas causas das doenças eos distúrbios.S e for apenas uma obesidade ele deve prescrever apenas a rotina laborial.
-Hemograma
-Creatinina.
-Glicemia de jejum.
-Ácido úrico.
-Colesterol total e HDL.
-Triglicerideos.
-Exame comum de urina.
Se o paciente apresentar necessidade de um exame detalhado, caberá ao médico pedir:
-Exames cardiovascular.
-Ecocardiograma.
-Teste ergométrico.
-Raio x de tórax.
Esses exames são de suma importância já que posteriormente virá a fazer exercícios fisicos.

COMO TRATAR A OBESIDADE?
Começa-se por uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR,mais atividades fisicas, se precisar o médico receitará uma medicação. Dependendo do caso do paciente indicará o procediemnto cirúrgico, tudo acompanhado de um psiquiatra e ou um psicólogo.
Se a obesidade for por um distúrbio, o tratamento será focado encima do problema, juntamente mais outros especialistas.
Quando falamos em RA estamos falando de uma mudança de hábitos ou seja, o individuo vai passar a fazer uma ingesta calórica de acordo com suas necessidades vitais, consumir o que o nosso corpo precisa para a manutenção dos nossos orgãos vitais, pele e outros...
Os grupos de psicoterapia social são muito eficazes nesse período .
Para cada caso existe uma especificação para melhor orientar esse paciente que são:ENDÓCRINOLOGISTAS,NUTRICIONISTAS, NUTROLÓGO,ENGENHEIROS DE ALIMENTAÇÃO, PSICÓLOGOS.....
As dietas hipocalóricas são calculadas de acordo dom sua atividade física, distribuidos de 5 a 6 porções por dia de 3 em 3 horas sendo:
50% a 60% de carboidratos
25% a 30% de gorduras
15% a 20% de proteínas.
O paciente obeso ou qualquer pessoa que esteja fazendo uma RA, não deve ingerir menos que 1.200kcal por dia, isso atrapalha o todo o processo metabólico, apresentando acidose e arritmias cardíacas.
Algumas dietas malucas são contraditórias ciêntificamente como por exemplo: a do abacaxi.do leite e remédios sem o conhecimento da ANVISA não são recomendados em hipótese alguma.
As dietas da gordura e da proteína são bastante discutiveis por alguns especialistas por acharem que o paciente obeso por estar fazendo o tratamento poderiam ter alteração de gordura no fígado ou em outros orgãos´.
É importante salientar que qualquer atividade fisíca que o paciente se propor a fazer vai auxiliar muito no trata\mento. Essa melhora aparecerá visivelmente, porque vai diminuir seu apetite,aumenta a ação da insulina. queda de gordura corpórea. sua auto-estima melhora.Fazer exercicíos fisicos no minimo 3x por semana de 30 a 40 minutos sendo que no inicio desse processo serão os aeróbicos os mais imporatentes e acompanhado de um profissional, se caminhar sozinho pelas ruas fizer bem para o paciente então já é meio caminho andado do tratamento.

OS MEDICAMENTOS.
Para cada caso o médico procederá de um jeito dentro da conduta laborial e clinica desse paciente se existe necessidade ou não de medicamenotos por causa dos efeitos colaterais. Existem alguns medicamentos existentes para emagrecimento que não são reconhecidos cientificamente, por isso os cuidados para que não fure o tratamento e se desvie por esse caminho achando que vai ser rápido....se emagrecer fosse assim comprado em qualquer lugar , não existiriam obesos e barrigudos.

COMO PREVENIR A OBESIDADE?
Começa-se a partir da infância, conduzindo a criança para uma alimentação balanceda e associadoa atividades fisicas eviando o sedentarismo.Os pais tem que ter a consciência de sua participação efetiva em todos sentidos: com lazer,procurar comer todos no mesmo horário,alimentação balanceada, vigilância nas lancheiras, as lanchonetes escolares, se não for psossivel os pais comerem juntos comseus filhos, pelo menos estabeça ordem de horário, o convivio social com outras pessoas também faz parte do viver bem.
O paciente obeso quando inicia o tratamento, tão logo feito sua manutenção deverá seguir como padrão de vida a RA + atividades fisícas e as eventuais consultas regulares ao médico.


POR: AUDENORA MARIA



Nenhum comentário: